Xavier Dolan: Filmes, Cores e Estilos

     Eis que este é o nosso primeiro post sobre filmes. Vamos tentar compartilhar com vocês, toda semana, alguma indicação de filme. Pra começar, resolvi falar um pouco sobre o trabalho de um dos mais novos cineastas que já conheci por aqui, Xavier Dolan!

     
    Xavier Dolan é um canadense com apenas 22 anos e já produziu dois filmes de sucesso, o seu primeiro trabalho começou a ser produzido quando ele tinha apenas 16 anos, e veio e ser filmado aos 19, o longa "Eu matei minha mãe", que estreou nos cinemas em 2009. Seu segundo trabalho chegou aos cinemas em 2010, com o nome de "Amores Imaginários", ambos revelaram ao público o talento único de Xavier. 
     Seu estilo vanguardista grita alto em suas influências nos filmes, desde canções de Truffaunt, Nouvelle Vague, até seus cenários célebres com um jogo de cores incrível que lembra bastante o estilo de Almodóvar, passando também, a homossexualidade declamatória de Gus Van Sant. Seu trabalho fica marcado por suas poéticas cameras lentas, com trilha sonora pulsante que dá um charme mais que especial na obra.
     Mesmo assim, alguns consideram Dolan como um diretor cover, prematuro demais por sua idade, mas isso são questionamentos pessoais. Para mim sua obra tem um valor especial, uma demostração de genualidade, uma estética fascinante. Mas, deixando um pouco de lado estes adjetivos, quero comentar sobre o figurino que é trabalhado em seus filmes. Xavier impressiona com as cores, notamos isso logo de cara, suas roupas trazem um charme por remeter a um estilo moderninho mas com um pé-no-vintage. Tanto as roupas masculina quanto as femininas, que apresentam modelagem cinturadas e bem clean. 



Post by Gustavo Gontijo

0 comentários:

Postar um comentário

top