Foto: Casa Fora do Eixo Minas

Arte, cultura, poesia, liberdade, revolução, lutas, igualdade... tudo isso são sentimentos e iniciativas que muitas vezes tapamos os nossos olhos por razões dos padrões de uma sociedade pré-estabelecida, mas que, apesar disto, são vividos intensamente. Afinal, na maioria das vezes não nos mobilizamos com quase nada do que vemos acontecer em nossa volta. Pensando nesse conceito e em alguns outros, foi que nasceu um movimento extremamente interessante chamado "Malucos da Estrada", que conta a história de como vive o movimento hippie no Brasil e como a sociedade o encara. 
Um sentimento latente no peito, uma enorme sede por liberdade e uma mochila nas costas, é assim que os hippies saem de sua zona de conforto e partem, sem rumo, para vários lugares do país, em busca na grande maioria de expressarem sua arte. São artistas, andarilhos, moradores de rua, pessoas aparentemente simples que escolheram essa vida para fugir dos determinados padrões impostos pela sociedade. Porém, tais escolhas, são acompanhadas de inúmeras consequências que faz crescer um certo preconceito, desvalorização e até mesmo o abuso da fiscalização em torno do trabalho realizado por essas pessoas que vivem pelas ruas da cidade. 
Eu mesmo, sempre valorizei os trabalhos desses artistas, e como vivo em uma cidade extremamente vasta de artistas deste tipo, fiquei extremamente emocionado quando vi parte do documentário que se segue, chamando a real atenção para o que acontece com essas pessoas que estão ali, vendendo sua arte. Uma fala no decorrer do vídeo me deixou intrigado, acerca da fiscalização e dos sentimentos gerados naquelas pessoas que estão sempre correndo o risco de perderem o pouco que já possuem... "Ou você vira bandido ou você vira mendigo." são assim que a grande maioria se sentem pelas grades da sociedade, uma vez que os limitam a expor, vender e a criarem seu trabalho na rua. 
Se você quiser conhecer um pouco mais do trabalho que está sendo desenvolvido pelo Coletivo Beleza da Margem, e gostaria de contribuir para ajudar a realização do filme proposto, acessem: http://www.mobilizefb.com/malucosdeestrada
E para conferir um outro trabalho realizado pelo mesmo coletivo, vale a pena assistir ao documentário "A criminalização do artista - como se fabricam marginais em nosso país", produzido em 2011: 

Via.


0 comentários:

Postar um comentário

top